Pandemia
TeleCovid-19 começa a operar em Rio Grande
Central está disponível para os moradores, a fim de assegurar a triagem da população e diminuir a circulação de pessoas nas UBSs
A tecnologia se tornou o braço direito da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) no enfrentamento ao novo coronavírus. Lançada nesta segunda-feira (27), a Central de Triagem TeleCovid-19 está disponível para os moradores, a fim de assegurar a triagem da população e diminuir a circulação de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde e nos hospitais. Tudo pode ser feito pelo telefone, de forma gratuita, desde consultas médicas, orientações quanto à prevenção e encaminhamento para os serviços de saúde. Atualmente o município possui quatro casos confirmados da doença.
Do conforto de casa, cada pessoa pode ligar para o 0800 642 4650 e escolher um caminho para seguir. A triagem, com profissionais da saúde, ou a teleorientação, com informações relacionadas à Covid-19. Com cadastramento feito pelo CPF, uma senha é gerada e, logo após, a pessoa tem acesso a uma sala privada de videochamada com um profissional da área da saúde. “Esperamos um atendimento focado na nossa cidade com profissionais que conhecem as características da nossa população”, explicou o diretor da Escola de Enfermagem da Furg, Edson Luiz Barlem, em entrevista coletiva virtual na manhã desta segunda.
Os protocolos de triagem seguidos são os indicados pelo Ministério da Saúde, que classificam os casos em quatro grupos: suspeitos com dúvida, leves, moderados e graves - os dois últimos, se constatados, são encaminhados para UBSs e hospitais. O atendimento leva em consideração os sintomas respiratórios, febre, comorbidade, doenças crônicas e gestações.
Por meio do georreferenciamento da população que acessar o TeleCovid-19, será possível mapear os casos suspeitos e confirmados no município. Assim, conforme explicou o vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo, com os dados, a tomada de decisões será ainda mais ágil. Serão três equipes para o funcionamento do serviço, divididas entre a triagem, orientações e as teleconsultas. O trabalho conjunto é fruto da parceria entre a prefeitura de Rio Grande e a Furg, que somou mais de 70 voluntários, entre professores, técnicos e alunos da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina. O titular da SMS, Maicon Lemos, destacou o empenho dos dois lados. “Tivemos um envolvimento muito grande de todos. O serviço é o resultado de um conjunto de ações para enfrentar o coronavírus”, ressaltou.
Novas regras a partir de sexta
Na quarta-feira, o governador do Estado Eduardo Leite (PSDB) deve anunciar o novo modelo de distanciamento social para os municípios gaúchos. O atual decreto estadual é válido até o dia 30, sendo assim, na sexta-feira as novas regras serão o ponto de partida para o funcionamento das cidades. Conforme Eduardo, em transmissão ao vivo no último domingo, o distanciamento social controlado vai dividir o Rio Grande do Sul em 21 microrregiões distintas, as localidades receberão regras específicas, seguindo a capacidade hospitalar e as características de disseminação do coronavírus na população.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário